top of page
VIAJAR PARA CRESCER
UPPER MUSTANG- NEPAL
O REINO PERDIDO TIBETANO
19 DIAS DE VIAGEM- 10 DIAS DE TREKKING 
MAIO E OUTUBRO DE 2018 / 2019
Upper Mustang, Nepal
fotos: Jimmy Nelson
Mustang se encontra em uma das regiões mais impressionantes, bonitas e remotas do Himalaia. Um pedaço do Tibet no Nepal, onde se mantêm fortemente arraigadas as tradições e modo de vida ancestral. Há muito tempo com suas fronteiras totalmente fechadas, o pequeno e remoto reino de Mustang parece por fim sentir- se seguro, e sua porta esta entreaberta para deixar passar um pouco mais de mil turistas ao ano.
Nós convidamos você a caminhar por esse antigo reinado himalaico, onde desfrutaremos da beleza de uma area isolada e mística, até a capital amuralhada de Lo Manthang . Uma paisagem aberta, com rochas laranjas e vermelhas, templos de pedra que surgem de lugares inesperados, sendo os mais antigos monastérios budistas do Himalaia. Lugares que nos permitirão descobrir uma zona que não foi afetada pelo turismo, cujos habitantes ainda vivem os costumes de seus antepassados .

 

 

Upper Mustang, Nepal
itinerário
Dia 01: chegada em Kathmandu.
Recepção no aeroporto e traslado ao hotel. Podemos aproveitar a tarde para caminhar pelo bairro de Thamel, onde encontramos todos os tipos de restaurantes e lojas. À noite, jantar de boas vindas e palestra informativa da viagem. 
 
Dia 02: Kathmandu
Dia livre para descansar, passear, fazer compras e organizar os últimos detalhes.
 
Dia 03: Kathmandu para Pokhara
Voo de 30 minutos contornando a cordilheira até Pokhara, uma cidade turística à beira do lago com muitos cafés, restaurantes e agitada vida noturna. Tarde livre com vista panorâmica do Himalaia.
 
Dia 04: Pokhara para Jomsom (voo) - Kagbeni (2800m) - 3 horas de trekking (nível fácil)
Depois de um voo de tirar o fôlego para Jomsom, iniciamos o trekking até Kagbeni (2800m), o ‘povo fortaleza’ tibetano, que cuida da entrada para o Reino de Upper Mustang. Rodeada por uma paisagem incrível, dentre outros lugares místicos, Kagbeni tem um dos  monastérios mais antigo do Nepal, com mais de mil anos.  Ao longo do caminho, encontram-se os famosos fósseis Kali Gandaki, que remontam 40 milhões de anos.
 
Dia 05: Kagbeni para Chele (3100m) - 5 horas de trekking (nível fácil)
Amanhecendo começamos o trekking, transpassando a fronteria do Reino até Chele. À nossa frente, quem nos recebe é Nilgiri (7061M). No caminho, visitamos Tsug Gomba Kang e Tangbe Gompa. 
 
Dia 06: Chele para Giling (3500m) - 5 horas de trekking (nível fácil)
Em Chele começamos nossa caminhada até a passagem Taklam La Pass (3624m), com vista para Tilicho, Yakawa Kang y Damodar Danda. Em seguida, descemos passando pelas pequenas aldeias de Samar, Syanbochen e a famosa gruta Ramchung, até chegar a Gieling (3510m). Ao longo do caminho, apreciamos a brisa fria do himalaia, com suas árvores de zimbro, que os moradores locais usam como incenso para atrair as deidades. Visitamos também Shamar e o mosteiro Tamagaon Gompa.
 
Dia 07: Giling para Charang (3550m) - 5 horas de trekking (nível fácil)
Começamos o dia com uma caminhada em direção ao passo Nyi La (3960m), passando por pequenos povoados e cultivos de montanhas, até Ghayami, terceira maior vila da região de Lo. Cruzando o rio Ghayami Khola, a trilha segue ao lado do Mani, um grande muro de pedra construída pelos budistas, que vai da aldeia Charang para o canyon Tsarang Chu, atravessando um pitoresto labirinto de campos e casas. Antes de chegarmos à ‘casa de chá’, onde passaremos a noite, visitaremos algumas antigas construções: um enorme templo fortaleza, algumas stupas e os monastérios Dagmar e Tsarang. 
 
Dia 08: Charang para Lo Manthang (3800m) - 6 horas de trekking (nível intermediário)
Nesse dia andamos até Lo Manthang, com magníficas vistas sobre as montanhas Nilgiri, Tilicho, Annapurna I e Bhrikuti. Visitamos o mosteiro Ghar Gompa e atravessamos o ventoso cruze Chogo La (3850m), com vista para o vale de Lo Manthang e sua majestosa cidade amuralhada, nas colinas que circundam a fronteira com o Tibete.
 
Dia 09: Lo Manthang (3800m)
Os próximos dois día estão reservados para descansar e visitar  Lo Manthang, a antiga e bonita capital do "Reino Perdido" ou Upper Mustang, que desde tempos imemoriais mantém intactas  muitas das suas estruturas arquitetônicas e aspectos culturais. Na vila, podemos andar pelas estreitas vielas e desfrutar de belas vistas panorâmicas das montanhas do Himalaia; visitar antigos monastérios como Tall Lakhang Champa, Thugchen Gompa, Chyodi Gompa e o palácio de Rajá, onde inclusive pode-se ter o privilégio de ser recebido pelo Rei. Em torno da fortaleza, vamos visitar, em uma cavalgada,  o monastério tribunal Namgyal Gompa, o povoado Tingkhar e o monastério Lari Dzong Gompa.
 
Dia 10: Lo Manthang (3800m)
Sairemos pelo de Lo Manthang a cavalo, deixando-nos envolver pela singular paisagem do Chosar Valley, bem perto da atual fronteira com o Tibete. Ainda a cavalo, vamos conhecer os antigos monastérios Tubten Gompa e Garphu Gompa, de grande valor histórico e cultural nesta região.
Dia 11: Lo Manthang (3800m) a Dhi Gompa (3400m) - 5 horas de trekking (nível fácil)
Partindo de Lo Manthang, começamos o primeiro dia de nossa jornada até Muktinath, a cidade sagrada de budistas e hinduístas. A trilha vai direto ao cruze Dhi (4100m) e depois desce para o povoado de mesmo nome.
Dia 12: Dhi Luri Gompa Gompa (3700m) - 5 horas de trekking (nível fácil)
Saímos do povoado Dhi Gompa para o monastério Luri Gompa, cravado na montanha. Passamos a noite acampados na montanha, fora do monastério. No caminho, visitamos várias stupas nas margens do rio Yaragaon.
 
Dia 13: Luri Gompa a Tangya (3500m) - 5 horas de trekking (nível fácil)
Descemos para a província de Dhi Khola, em seguida, subimos até cerca de 4000m de altitude, para descer a Tange, lugar do acampamento onde passaremos a noite. No trajeto, pequenas casas de chá, algumas stupas e aldeias antigas nas montanhas.
 
Dia 14: Tangya a Tetang (3040m) 5 horas de trekking (nível fácil)
Deixamos Tangya para Tetang, a aldeia mais alta de Chuksang, construída entre duas colinas para evitar o vento forte que atinge o vale do rio Kaligandaki. A estrada passa por colinas íngremes esculpidas pelo vento.
 
Dia 15: Tetang a Muktinath (3802m) - 6 horas de trekking (nível médio)
A trilha sobe de Tetang até o cruze Gyu La (4077m), onde paramos para descansar e contemplar a bela vista panorâmica dos Annapurnas, Dhaulagiri Himal e Tukuch Range (6920m). Em seguida, seguimos em direção à cidade sagrada de Muktinath, uma das mais belas e místicas paisagens do Himalaia. Reverenciado por budistas e hinduístas, Muktinath é um importante centro de peregrinação. Para os visitantes, é possível entrar no templo principal e ver a chama do fogo sagrado, que não se apaga, saindo do chão. 
 
Dia 16: Muktinath a Jomsom (2710m) - 7 horas de trekking (nível fácil) ou duas horas de jipe​​
A trilha desce em direção ao grande vale do rio Kaligandaki . Essa parte do camino pode ser feita a pé ou de jipe.
 
Dia 17: Jomsom a Pokhara
Na parte da manhã, voamos para Pokhara. Tarde livre à margem do lago: descanso, cafés, massagem, compras, etc.
 
Dia 18: Pokhara para Kathmandu
30 minutos de voo. Tarde livre para descanso e compras em Kathmandu. À noite, nos reunimos para brindar, conversar e lembrar as nossas aventuras no jantar de despedida.
 
Dia 19: Transfer para o aeroporto internacional de Katmandu
VALORES PARTE TERRESTRE : 
CONSULTE-NOS PARA SABER VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO
Obs: Os valores serão convertidos pelo dólar turismo do dia do pagamento.
** grupo de no máximo 8 pessoas
INCLUI : 
NÃO INCLUI : 
• HOSPEDAGEM:
- 03 noites com café da manhã em Katmandu;
- 13 noites com pensão completa durante o trekking (lodges);
- 02 noites com café da manhã em Pokara;
 
• TRASLADOS:
- Privativo de chagada e saída em Katmandu;
- Voos domésticos Katmandu/Pokhara/Katmandu;
- Voos domésticos Pokhara/Jomsom/Pokhara;
- Privativo de chegada e saída em Pokhara;
 
• PROGRAMA:
- Jantar de boas vindas e despedida;
- Licenças de trekking ao Santuario Annapurna;
- Licenças de trekking na área restrita de Upper Mustang;
- Bolsa térmica com água quente, se necessário, nas pernoites nos lodges;
- Guias e carregadores durante o trekking;
- Consultoria VIAJAR PARA CRESCER antes e durante a viagem.
• Voos internacionais;
 
• Bebidas engarrafadas; bebidas alcoólicas e agua mineral;
 
• Almoço e jantar durante os dias em Katmandu e Pokhara;
 
• Recargas de eletrônicos , serviço de lavanderia, telefonemas e demais gastos pessoais extras;
 
• Gorjetas necessária para a equipe (guias e carregadores);
 
• Seguro de viagem pessoal (OBRIGATÓRIO) e gastos com emergência médica;
 
• Visto para o Nepal;
 
• Equipamentos pessoais necessários para a viagem.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS 
Nosso programa está disponível para qualquer pessoa em bom estado físico e de saúde. O participante deve checar as especificações do programa para determinar se é adequado para ele ou não. É de responsabilidade de cada participante assegurar-se que nós saibamos, no momento da inscrição, qualquer problema médico existente. Antes da viagem, enviamos com antecedência uma lista de todos equipamentos necessários, (muitos deles, podem ser adquiridos em Katmandu, por preços mais acessíveis, nos dias que antecedem a viagem). Se precisar de mais informações, por favor entre em contato. Nos reservamos o direito de fotografias ou filmagens, em qualquer circuito, para fins comerciais e/ou de promoção
‘..melhor a viagem que nos faz vulneráveis do que a segurança que nos rouba o caminho. Melhor enfrentar a vertigem do horizonte e usufruir da liberdade do que inventar portas reconfortantes que nos fazem cativos e solitários...’
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Vimeo Basic Black
bottom of page